Breve Introdução

Este Blog foi feito para o trabalho da Iniciação Científica da Escola Móbile iniciado em Julho de 2008. Seu tema principal é O Nazismo pelo olhar dos alemães. Nele, falo sobre todos os períodos desse movimento, focando principalmente o Terceiro Reich e a Atualidade, e seu maior precursor: Adolf Hitler. Nesse trabalho há inúmeros textos feitos com pesquisas cujas fontes são filmes, livros, pessoas e a internet. Os temas tratados dentro do assunto são diversos e não são de caráter político. Esse blog não é um fórum de debates, muito menos de apologia ao Nazismo. O leitor encontrará inúmeros pontos de vista, mas o objetivo principal não é de inciar um debate político ou ideológico. São apenas de informações históricas, com o mínimo possível de opiniões políticas pessoais.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Filme - Dias Que Abalaram o Mundo I - Noite dos Cristais

Sobre o Filme
Título: Dias que Abalaram o Mundo – Noite dos Cristais
Disco: 3
Filme: 6
Diretor: Garfield Kennedy
Coleção: BBC e Aventuras na História
Editora: Abril
Ano: 2003
Gênero: Documentário
Duração: 49’30” minutos
País de Origem: Inglaterra
Foi Visto: 05/08/2008
Resumo Feito: 05/08/2008

Sinopse:
O documentário trata da “Noite dos Cristais”, que ocorreu na noite de 9 de Novembro de 1938, quando Goebbels, a mando de Adolf Hitler, manda dirigentes do NSDAP (Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores) e da SA (Sturmabteilung – “Tropas de Assalto”) atacarem tudo dos judeus, suas casas, sinagogas, lojas, e até eles mesmos. Ele mostra a grande destruição e os motivos para ter ocorrido tal fato.

Capa do Filme

Anotações sobre o filme e informações adicionais:
- A Noite dos Cristais ou Kristallnacht inicia o Holocausto, o período de morte dos Judeus e de destruição de tudo que era deles.
- Há o aniversário da 1ª tentativa de Hitler em dar um golpe de Estado em Munique há 15 anos.
- Joseph Goebbels é o Ministro de Propaganda do Reich e pede para fazer o discurso na comemoração para mostrar que ele também tem boas idéias e é valioso. Além disso, queria provar ser um homem de ação, por isso utilizou do telegrama que acabara de receber sobre a morte de Arnst Fomrat, o 3º Secretário do Embaixador Alemão em Paris, por um Judeu chamado Herschel Grynszpan, que o baleou para criar uma desculpa para a luta contra todos os iguais ao assassino. Por isso os judeus é que teriam que pagar muito caro, com suas próprias vidas. Na verdade, essa morte acabou sendo apenas um pretexto para legalizar a morte dos judeus e levar toda a população a se unir aos nazistas.
-1938 é o 5º ano do Regime Nacional Socialista de Hitler. Por esses anos, os judeus foram culpados pelo fracasso econômico do país. Eles são excluídos e boicotados de tudo, até mesmo as crianças de sangue judeu sofrem preconceito.
- Goebbels vira o estopim do Holocausto à partir do momento que ele chama os judeus de uma ameaça ao Reich e à paz, eles seriam uma ameaça para a Alemanha Nacional Socialista. Além de querer se vingar pelo Ernst, o objetivo maior era liquidar os judeus da Alemanha, “limpando” a população.
- Havia, na cidade de Krefeld, uma grande comunidade judaica próspera. Havia cerca de 500 mil judeus. Em Innsbruck, na Áustria, também havia muitos judeus, assim como na Tchecoslováquia e no Oeste da Polônia, que foram outros focos de morte de judeus.
- Na sede do Alto Comando da SS (Schutzstaffel - "esquadrão de proteção"), havia Richard Heydrich, que transformou o que Goebbels disse em ordens diretas para a polícia e unidades da SS do Reichex, ecutando uma “limpeza étnica”. Manifestações anti-judaicas não deveriam ser mais reprimidas e as casas dos judeus deveriam ser destruídas, não saqueadas. Os judeus deveriam ser presos e mandados para os campos de concentração e tudo seu deveria ser destruído, nenhum Alemão deveria ficar com algum objeto de judeu, pois o “contaminaria”. Gangues são soltas, outros são recrutados, tudo para dizimar os judeus.

Nuernberger Tor - Entrada da Universidade de Erlangen – 09/11/1938
No topo há uma faixa que diz a proibição da entrada de Judeus e logo abaixo outra com o recrutamento para o Partido Nazista

- Os soldados da SA deveriam estar vestidos normalmente para parecer um levante da população furiosa contra os judeus, para assim instigar mais os civis a fazerem o mesmo. Porém, a ajuda de civis não foi muita. Os alemães, em sua maioria, eram contra esse tipo de violência e a apropriação da propriedade alheia. Por outro lado, a população se espantou mais com os incêndios do que com as mortes e as prisões de judeus.

Sinagogas pegando Fogo I

-Alguns judeus se uniram aos vizinhos e não aceitaram passivamente a destruição de suas casas. Devolveram alguns ataques e perseguiram alguns destruidores. Alguns judeus também foram à polícia para tentar evitar novos ataques de vandalismo e foram atendidos com alguns policiais protegendo seus estabelecimentos. Além disso, alguns judeus nem sabiam do ocorrido, não foram atingidos e as notícias não correram tão rápido assim.

Sinagogas pegando Fogo II

-Mesmo com toda a destruição, mortes, arrombamentos e prisões, os judeus foram obrigados a limpar a desordem e ainda assim pagar uma multa de um bilhão de marcos pela bagunça e prejuízos causados por aquilo que não foi nem eles que fizeram, foram apenas vítimas.

Loja de Judeus destruída em Berlim

- Começaram as matanças. Os mais importantes foram atacados primeiro. Em pelo menos 150 cidades, casas foram arrombadas e homens judeus detidos. 91 judeus foram mortos e de 25.000 a 30.000 levados aos campos de concentração apenas nessa noite. Em torno de 75000 lojas judaicas foram destruídas e 1600 sinagogas arrombadas. Ao todo, até o fim do Holocausto, foram 6 milhões de homens e mulheres, adultos, idosos e crianças levados aos campos e mortos.

Família de Judeus que passaram pela Noite dos Cristais

Casal de Judeus que passaram pela Noite dos Cristais

- O nome Noite dos Cristais tem a ver com a grande quantidade de vidro quebrado que ficou estilhaçado pelas ruas.Vidros de lojas, casas e sinagogas de judeus, frutos dessa grande destruição e violência instigada pelos nazistas.

Outras Fontes:

http://www.netmovies.com.br/titulo/Dias-que-Abalaram-o-Mundo-Disco-3.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Noite_dos_cristais
http://verdade1945.blogspot.com/2007/08/noite-dos-cristais-o-que-realmente.html
http://www.dw-world.de/dw/article/0,2144,672173,00.html
http://ruadajudiaria.com/index.php?p=391

Nenhum comentário: