Breve Introdução

Este Blog foi feito para o trabalho da Iniciação Científica da Escola Móbile iniciado em Julho de 2008. Seu tema principal é O Nazismo pelo olhar dos alemães. Nele, falo sobre todos os períodos desse movimento, focando principalmente o Terceiro Reich e a Atualidade, e seu maior precursor: Adolf Hitler. Nesse trabalho há inúmeros textos feitos com pesquisas cujas fontes são filmes, livros, pessoas e a internet. Os temas tratados dentro do assunto são diversos e não são de caráter político. Esse blog não é um fórum de debates, muito menos de apologia ao Nazismo. O leitor encontrará inúmeros pontos de vista, mas o objetivo principal não é de inciar um debate político ou ideológico. São apenas de informações históricas, com o mínimo possível de opiniões políticas pessoais.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Filme - Europa

Sobre o Filme
Título: Europa – Drama e Suspense na Alemanha pós-guerra
Diretor: Lars Von Trier
Editora: Europa
Ano: 1991
Gênero: Drama
Duração: 111 minutos
País de Origem: Dinamarca, Suécia, França, Alemanha e Suíça
Foi Visto: 12/08/2008
Resumo Feito: 22/08/2008


Capa do Filme
Sinopse:
O Filme trata da viagem de um jovem americano de ascendência alemã para a Europa.Ele vai para trabalhar na Alemanha ocupada pelos Aliados com seu tio e logo se envolve com a filha de um importante industrial. O rapaz, de nome Leopold Kessler (Jean-Marc Barr) decide ficar para começar uma nova vida, mas ao se envolver com a Katharina Hartmann (Bárbara Sukowa), acaba sendo enganado por ela, que na verdade é parte do grupo “Lobisomens”, apoiadores do Regime Nazista, e logo se vê envolvido com problemas internos da Alemanha destruída pela 2ª Guerra Mundial. Abaixo estão algumas imagens do filme, onde aparecem Leopold e Katharina se conhecendo e depois apenas Leopold no início do filme, quando encontra a Alemanha destruída e miserável em meio a um temporal.

Cenas do Filme

Anotações:
- Tudo se passa na Alemanha pós-guerra em 1945, com momentos em preto e branco e outros coloridos. O filme é um pouco diferente dos demais, pois tenta “capturar” aquele que assiste e “levá-lo” à Alemanha destruída, tentando passar a sensação de realidade ao espectador, como se ele fosse o próprio protagonista.
- Há uma forma de “seleção” daqueles que vão trabalhar na Alemanha pós-guerra, cheia de testes e disciplina exigidos dos candidatos, tudo com muita desconfiança, pois há uma tensão entre os apoiadores do Regime Nazista, judeus, e apoiadores dos Aliados e da URSS.
- Para os Alemães, os Americanos não os tratam bem.Os tratam com piedade, e ainda assim, mal.
- A Alemanha estava precária, com alta taxa de desemprego, desabrigados e pobreza. Muitos corpos executados pelos Aliados ou por apoiadores do Regime Nazista são expostos pelas ruas e pelos caminhos das ferrovias, mesmo com a Guerra já acabada.
- A Religião tem um papel importante nessa época, pois reconforta aqueles pobres, oprimidos, com medo, desabrigados e desempregados, sendo que a fé em Deus parece ser algo importante, uma esperança para aqueles restantes que viram toda uma época de destruição.
- Os Aliados, mesmo após o fim da Guerra destroem absolutamente tudo que possa ajudar o Exército Alemão a se reconstruir.
- Os apoiadores do Regime Nazista são chamados de “Werewolves” ou “Lobisomens”. Aqueles que sabotam e eliminam alemães e que cooperam com os Aliados. Lutar pelo país virou um crime para enforcamento.
- Questionários foram distribuídos e constataram que 80% dos 13 milhões de Alemães eram simpatizantes ao Nazismo. Alguns questionários foram forjados para que aqueles que mataram Judeus fossem absolvidos da culpa. Isso ocorria pois após os questionários terem sido preenchidos, um Judeu viria “julgar” aquele que o preencheu junto com oficiais Alemães, sendo que a pessoa que respondeu ao questionário poderia ser condenado ou não. Os mais “poderosos” e influentes que tinham seus julgamentos forjados.- Além de todo o caos e miséria, os Aliados não permitiam a aglomeração de pessoas, nem mesmo para um funeral.

Outras Fontes:

http://www.interfilmes.com/filme_18125_Europa-(Europa).html http://www.cineplayers.com/filme.php?id=853 http://camelecocacola.blogspot.com/2008/03/europa-de-lars-von-trier.html

Nenhum comentário: