Breve Introdução

Este Blog foi feito para o trabalho da Iniciação Científica da Escola Móbile iniciado em Julho de 2008. Seu tema principal é O Nazismo pelo olhar dos alemães. Nele, falo sobre todos os períodos desse movimento, focando principalmente o Terceiro Reich e a Atualidade, e seu maior precursor: Adolf Hitler. Nesse trabalho há inúmeros textos feitos com pesquisas cujas fontes são filmes, livros, pessoas e a internet. Os temas tratados dentro do assunto são diversos e não são de caráter político. Esse blog não é um fórum de debates, muito menos de apologia ao Nazismo. O leitor encontrará inúmeros pontos de vista, mas o objetivo principal não é de inciar um debate político ou ideológico. São apenas de informações históricas, com o mínimo possível de opiniões políticas pessoais.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A Pesquisa VI

Entre o final da semana passada e o início desta ocorreu o meu período mais produtivo. Porém esta semana é de provas. Tentarei acelerar o trabalho um pouco mais do que nas semanas anteriores, mas devido à falta de tempo, receio não conseguir permanecer com o mesmo ritmo. Por outro lado, já mandei o estudo sobre o filme A Arquitetura da Destruição completamente terminado, o texto de introdução da pesquisa e uma comparação com o passado e presente no texto O Nazismo na Atualidade I.
O último texto aqui citado precisará ser revisado e pensado melhor para que não transpareçam juízos de valor. Tenho que pensar muito como farei isso, pois as próprias notícias já carregam opiniões próprias ou comuns à sociedade. No próximo texto, tentarei também pensar em como relacionar ética com o Nazismo, se é que há alguma relação, mas por enquanto é apenas uma idéia.
A introdução que fiz para todos os textos da pesquisa foi apenas um esboço dela, pois não estou muito segura quanto ao que produzi. Preciso que alguém me diga se eu preciso adicionar mais alguma coisa, se eu não fui clara e precisa e se preciso mudar algo, pois não achei que ficou excelente.
Aos poucos digito as anotações sobre os filmes que faltam e começo a ver O Triunfo da Destruição. Pretendo deixá-lo pronto até antes do começo das férias.
Por enquanto é só isso, mas também quero pesquisar mais notícias para fazer outro capítulo do Nazismo na Atualidade e pedirei ajuda a algumas pessoas que lêem jornal mais freqüentemente para que caso apareça alguma notícia relacionada, seja passada para mim. Para isso, planejo criar uma parte de “Agradecimentos” no site, algo que acrescentarei aos poucos.

Nenhum comentário: