Breve Introdução

Este Blog foi feito para o trabalho da Iniciação Científica da Escola Móbile iniciado em Julho de 2008. Seu tema principal é O Nazismo pelo olhar dos alemães. Nele, falo sobre todos os períodos desse movimento, focando principalmente o Terceiro Reich e a Atualidade, e seu maior precursor: Adolf Hitler. Nesse trabalho há inúmeros textos feitos com pesquisas cujas fontes são filmes, livros, pessoas e a internet. Os temas tratados dentro do assunto são diversos e não são de caráter político. Esse blog não é um fórum de debates, muito menos de apologia ao Nazismo. O leitor encontrará inúmeros pontos de vista, mas o objetivo principal não é de inciar um debate político ou ideológico. São apenas de informações históricas, com o mínimo possível de opiniões políticas pessoais.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A Pesquisa I

O Nazismo em si e as histórias envolvendo principalmente o líder Adolf Hitler, sempre chamaram minha atenção. Talvez porque são histórias que apavoram e espantam. A princípio me maravilharam os grandes comícios, festas e jogos de poder, feitos de tal forma que, pareciam, por um lado, perfeitos. Por outro lado, pareceu-me que as conseqüências não foram minuciosamente pensadas e refletidas, o que levou o Nazismo a sucumbir na 2ª Guerra Mundial. Mesmo com as inúmeras mortes e as teorias “loucas” (do meu ponto de vista), sempre fui fascinada pelas histórias absurdas ligadas ao tema. É algo estranho, pois não sei explicar exatamente o que me atrai no assunto, só sei que a oportunidade de me aprofundar nele foi tentadora, então o escolhi como objeto da Iniciação Científica.
Ainda não sei ao certo sobre o que tratarei. Nas primeiras conversas com os professores, não consegui chegar a uma conclusão. Sugeriram-me falar sobre a propaganda Nazista, tema que acho muito interessante, principalmente quando se trata dos GRANDES comícios de Hitler em que milhares de pessoas compareciam em volta de uma ideologia que acabou se mostrando muito irreal e preconceituosa. Esse é um dos “sub-temas” do meu trabalho.
Nas férias, eu li o livro “Fui Guarda-Costas de Hitler” escrito por Rochus Misch, o último soldado próximo de Hitler que narra sua história ao lado dele na sua juventude. Lendo o livro, fiquei muito curiosa em relação às estruturas dos Bunkers e de todas as instalações em geral, o que me deu a idéia de tratar delas também no meu trabalho. Tudo era milimetricamente planejado e ainda assim havia resistência. Juntei a idéia ao projeto, e também pretendo falar de outras instalações, não apenas no tempo em que Hitler governava, mas desde o começo do Nazismo. Antes das férias, vi alguns documentários falando dessas instalações, o que já tinha me fascinado, me lavando a aceitar a idéia e seguir com ela.
Depois da volta às aulas, eu vi alguns documentários que eu tratarei aqui em outros documentos postados no site. Enquanto os assistia, também pensei em adicionar ao meu trabalho, pequenas “bibliografias” dos personagens mais importantes no Nazismo e para Hitler. Falar um pouco da história daqueles que fizeram parte do “pano de fundo”, e que de uma forma ou de outra, lideraram o regime Nazista. Alguns muito falados outros não, como por exemplo, alguns generais que não são muito comentados, ou até mesmo as secretárias, como Traudl Junge, que acabou escrevendo sua história ao lado de Hitler. Ao ver os documentários, fiz algumas anotações para incluir na linha do tempo, que serão difíceis de serem transformadas em textos, pois a maioria são apenas indicações para uma procura futura relacionada a alguma personalidade ou a determinado assunto, indicando alguns caminhos a serem seguidos, mas que não podem ser transformadas em texto agora.
Isso foi o que eu achei mais difícil até agora: organizar as anotações em textos. O objetivo do projeto é sempre deixar tudo publicado, o que eu acho extremamente difícil, pois minha forma de organização é completamente diferente. Eu geralmente colho as informações e apenas no final eu as uno, mas aqui eu tenho que unir tudo a cada semana, transformando-as logo em texto.
Daqui para frente, pretendo assistir a mais documentários, pesquisar na internet e em alguns livros sobre outros assuntos que quero tratar no projeto. Dentre eles, o Nazismo em si, a teoria, os fundamentos dele. Não apenas da época em que Hitler governou, mas mostrar as bases que originaram tudo, assim como os problemas que levaram ao seu colapso final. Porém, não pretendo tratar especificamente dos problemas com os Judeus. É claro que comentarei e explicarei, mas não tratarei com ênfase desta questão. Quero mostrar principalmente o ponto de vista dos próprios Alemães, que muitas vezes negaram simplesmente CONHECER os campos de concentração. Como diz em seu relato o ex-soldado Rochus Misch, alguns soldados ao lado de Hitler não faziam a menor idéia do que acontecia fora do Bunker e nos campos de concentração, e a ex-secretária Traudl Junge também confirma informações como esta em seu livro.
Como início da minha pesquisa, começarei recolhendo informações e depois passarei a filtrá-las, procurando falar mais profundamente sobre aquilo que delimitei anteriormente, pois o assunto é amplo demais para ser tratado por inteiro. O resto eu apenas mencionarei e explicarei rapidamente. Para finalizar, penso em tratar do Nazismo depois da guerra até a atualidade. As histórias de fanáticos nazistas não só assombraram o mundo na guerra, mas também o mundo pós-guerra até os dias de hoje. É um assunto complicado de se tratar falando no presente e não mais no passado, pois, hoje em dia, apoiar o Nazismo parece ainda mais inaceitável do que na época.
Finalmente: fica como tema o nazismo, e como sub-temas a ideologia nazista, as grandes construções, os personagens, a campanha nazista e o mundo pós-segunda guerra. O Título eu prefiro definir ao longo do projeto, mas provisoriamente será “As Bases do Nazismo”, que é basicamente o assunto de que trato no site, ou seja: como os nazistas fizeram para convencer tanta gente, como planejaram, quem eram e as conseqüências do regime.Por enquanto é isso, mas ao longo da pesquisa trarei mais informações e as postarei aqui, para que no final possa uni-las e fazer a linha do tempo da própria pesquisa.

Nenhum comentário: