Breve Introdução

Este Blog foi feito para o trabalho da Iniciação Científica da Escola Móbile iniciado em Julho de 2008. Seu tema principal é O Nazismo pelo olhar dos alemães. Nele, falo sobre todos os períodos desse movimento, focando principalmente o Terceiro Reich e a Atualidade, e seu maior precursor: Adolf Hitler. Nesse trabalho há inúmeros textos feitos com pesquisas cujas fontes são filmes, livros, pessoas e a internet. Os temas tratados dentro do assunto são diversos e não são de caráter político. Esse blog não é um fórum de debates, muito menos de apologia ao Nazismo. O leitor encontrará inúmeros pontos de vista, mas o objetivo principal não é de inciar um debate político ou ideológico. São apenas de informações históricas, com o mínimo possível de opiniões políticas pessoais.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Curiosidade I

Livraria Cultura

“A Livraria Cultura foi fundada em 1948 pela alemã Eva Herz (1912-2001) em São Paulo, na região da Avenida Paulista. Hoje conta com mais de dois milhões de títulos em seu catálogo e está presente em algumas das principais cidades do Brasil, com grande variedade de materiais em diversos idiomas. Dispõe também de loja on-line com serviço de entrega em todo o planeta.” Wikipédia

Fachada de uma das Livrarias
Quando estava procurando os livros Minha Luta, de Adolf Hitler, e Fui Guarda-Costas de Hitler, de Rochus Misch, para minha pesquisa, tive que visitar diversas livrarias. Foi muito difícil encontrar os dois livros, mais difícil ainda encontrar o de Hitler, que tive que comprar pela internet.
O curioso foi quando minha mãe foi na Livraria Cultura, livraria de São Paulo muito conceituada e conhecida por sua diversidade de livros. Nenhum dos livros era vendido em nenhuma loja da livraria, o que não foi de se espantar, pois estávamos procurando há tempos em diversas lojas e nenhuma vendia, ou não tinha em estoque, o que é perfeitamente normal. O estranho foi a forma com que o vendedor encarou a pergunta de minha mãe:
- “Nós não temos nenhum dos livros. O dono é judeu e nós não trabalhamos com esse tipo de livro.”
Essa resposta foi dada de uma forma séria, como se minha mãe estivesse falando algo absurdo. Porém, realmente absurdo foi o fato de eles não trabalharem “com esse tipo de livro”. O que isso significa? Privar a população de uma fonte histórica? Dessa forma apenas um ponto de vista será analisado, o que já não traduz a verdade. Não necessariamente o que estava nos livros que procurei é a pura verdade, mas sim um outro ponto de vista a ser considerado.
O fato do dono da livraria ser judeu não anula o Holocausto. Talvez se os freqüentadores da livraria tivessem acesso a livros que mostrassem o outro lado da história, poderiam formar opiniões mais completas e Ter uma maior compreensão de um dos maiores eventos históricos do século XX. Mesmo se simplesmente mais informações fossem colocadas à disposição do leitor, isso já mudaria a visão da história daquele que lê diversas fontes.
A multiplicidade de fontes ajuda no conhecimento do fato como um todo. Todos os pontos de vista unidos podem fazer com que nossa compreensão chegue mais perto da verdade. Ou seja, se a mesma história for contada por diferentes olhares, cada um pode julgar aquilo que melhor cabe para o período histórico. Esse é o caso do Nazismo. Não adianta só olhar pelo lado do Holocausto. Para entender o período inteiramente, também deve ser considerar o lado dos alemães, e é isso que é tratado nesse blog.
Privar as pessoas de fontes históricas acaba privando-as da verdade como um todo. Partes de verdades misturadas com opiniões de autores diversos podem acabar gerando outra história, que não é necessariamente mentira, mas se trata de um ponto de vista. Dessa forma faltarão dados e opiniões que mereceriam ser considerados, para assim propiciar ao leitor uma maior reflexão para que ele próprio possa julgar o que é verdade.
Uma livraria como a Cultura não deveria privar os outros de construir suas próprias opiniões. Todos deveriam poder buscar inúmeras fontes e só depois julgar o que é falso, legítimo ou opinião do autor. Esse é o meu objetivo com o site. Unir diversas fontes e tentar construir uma história. O que para mim for verdade não necessariamente é para o que lê, portanto espero que outras fontes sejam consultadas, para que assim, cada um chegue a suas próprias conclusões quanto ao Nazismo.



Bibliografia
http://www.arcoweb.com.br/interiores/fotos/15/interiores15.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Livraria_Cultura

Nenhum comentário: