Breve Introdução

Este Blog foi feito para o trabalho da Iniciação Científica da Escola Móbile iniciado em Julho de 2008. Seu tema principal é O Nazismo pelo olhar dos alemães. Nele, falo sobre todos os períodos desse movimento, focando principalmente o Terceiro Reich e a Atualidade, e seu maior precursor: Adolf Hitler. Nesse trabalho há inúmeros textos feitos com pesquisas cujas fontes são filmes, livros, pessoas e a internet. Os temas tratados dentro do assunto são diversos e não são de caráter político. Esse blog não é um fórum de debates, muito menos de apologia ao Nazismo. O leitor encontrará inúmeros pontos de vista, mas o objetivo principal não é de inciar um debate político ou ideológico. São apenas de informações históricas, com o mínimo possível de opiniões políticas pessoais.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A Pesquisa XIII

Nesse feriado eu acabei trabalhando muito. Fiz inúmeros textos e ainda coloquei dois vídeos a mais no meu blog, uma sátira do Nazismo feita pelos Estúdios Disney chamado de Der Furher's Face e um trailer do Triunfo da Vontade. Também descobrir como baixar vídeos do You Tube e colocar no blog. Só falta os textos serem mandados para mim que eu coloco o vídeo junto. Também tomei a liberdade de separar alguns artigos atuais que tratam do Nazismo e colocar no blog, com a fonte, é claro.
Os textos que fiz foram: Histórico do Terceiro Reich II, Documentário – Os Abrigos Subterrâneos de Hitler, Críticas: Dias que abalaram o mundo noite dos cristais, Dias que abalaram o mundo o suicídio de Hitler, A Queda!, O triunfo da vontade e A Pesquisa XII. Além deles, há o texto que fiz para um trabalho de história sobre a República de Weimar. Esse texto cabe no blog para um pequeno resumo sobre qual foi o período anterior ao Nazismo, por isso estou esperando a correção do professor para mandá-lo.
As tarefas ficaram:

1. Crítica dos livros e filmes:
a. Dias que abalaram o mundo - Noite dos cristais
b. Dias que abalaram o mundo - O suicídio de Hitler
c. A Queda!
d. O Triunfo da Vontade
e. Arquitetura da Destruição
f. O Menino do Pijama Listrado
g. O Anticristo
h. Fui Guarda-Costas de Hitler

2. Comparação entre “A Queda!” & “Os Dias que Abalaram o Mundo”
3. Terminar Nazismo na Atualidade III
4. Post sobre a livraria cultura
5. Histórico do III Reich
6. Perguntas para a entrevista
7. Textos que unam todas as informações colhidas

Foram feitas três tarefas completas, a 3, 4 e 5. A tarefa número 1 está no meio. Já fiz os quatro primeiros textos. Além disso, há o texto sobre um documentário que vi Os Abrigos Subterrâneos de Hitler, que já foi digitado.
Também pensei em algumas perguntas para a entrevista, porém tive alguns problemas na criatividade. Só consegui pensar em perguntas óbvias, então esse é um item que deverá ser pensado com mais cuidado.
O item número 2, a comparação entre o dois filmes foi feito junto com a crítica c. Contudo, estou pensando em fazer um texto somente para essa comparação, que provavelmente deverá ficar mais claro.
Não posso esquecer-me de mencionar a apresentação para o 2º ano da Móbile! A princípio pensei que a primeira turma não estava muito focada e nem interessada, porém a medida que as apresentações foram ocorrendo, cada vez mais perguntas apareciam e mais interesse era demonstrado. Agora estamos somente esperando que os alunos da Iniciação Científica de Exatas concluam o trabalho deles para nós podermos apresentar de vez para todos.
Ressalto que os textos feitos no feriado não foram com presa, mas sim com dedicação. Não fiz nada nesses 4 dias, portanto todas as manhãs eu acordava cedo e redigia alguns textos. Tive a sorte de estar passando novamente na televisão o filme A Queda!, portanto consegui fazer uma análise mais detalhada ainda.
Falta pouco para o bimestre acabar. Não correrei com os textos senão a qualidade não será boa. No meu ritmo eu conseguirei acabar com os 4 tópicos que prometi. Para as férias sobrarão os 4 textos reunindo todas as informações e também a conclusão final, que devem ser feitos em no máximo 10 dias. Espero que tudo dê certo!

Nenhum comentário: