Breve Introdução

Este Blog foi feito para o trabalho da Iniciação Científica da Escola Móbile iniciado em Julho de 2008. Seu tema principal é O Nazismo pelo olhar dos alemães. Nele, falo sobre todos os períodos desse movimento, focando principalmente o Terceiro Reich e a Atualidade, e seu maior precursor: Adolf Hitler. Nesse trabalho há inúmeros textos feitos com pesquisas cujas fontes são filmes, livros, pessoas e a internet. Os temas tratados dentro do assunto são diversos e não são de caráter político. Esse blog não é um fórum de debates, muito menos de apologia ao Nazismo. O leitor encontrará inúmeros pontos de vista, mas o objetivo principal não é de inciar um debate político ou ideológico. São apenas de informações históricas, com o mínimo possível de opiniões políticas pessoais.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A Pesquisa IX

Na primeira semana de janeiro já voltei ao trabalho. Ganhei o livro antigo “O Anticristo” de Jorge Rizzo do meu tio, um professor de história. Assim que o ganhei, o achei extremamente interessante e já li as partes que tratam do Nazismo. Já fiz dois textos sobre ele e ainda falta um capítulo.
Também, mas por minha conta, comprei o livro “O Menino do Pijama Listrado” de John Boyne e li, porém não me forneceu informações como eu queria. Eu pretendia ler mais sobre o Nazismo em si, mas o livro é pura narração sobre um menino de 9 anos, o que acrescentou pouco ao meu trabalho. É o Holocausto visto pelos olhos de uma criança, o que acabou não sendo uma boa fonte para o meu trabalho, já que eu não estou focando nos campos de concentração. Por outro lado, o livro é cativante e o leitor se sente parte do livro, tanto que não quis largá-lo quando comecei a ler.
Fora essa leitura paralela, eu passei mais um filme digitado com pesquisa acoplada e pretendo terminá-los antes do fim do mês.
Meu ritmo diminui um bocado desde o ano passado, mas pretendo retomá-lo assim que possível. Antes de acabarem as férias eu gostaria de acabar o trecho Nazismo na Atualidade com mais dois textos sobre notícias de jornais e pesquisas atuais.
Não pararei de escrever o diário de pesquisa e pretendo fazê-lo semanalmente. Por enquanto é só isso, ao final da semana que vem eu escrevo outro resumo do projeto.

Nenhum comentário: